A turfa é um material de origem vegetal, parcialmente decomposto, encontrado em camadas, geralmente em regiões pantanosas e também sobre montanhas (turfa de altitude).
É formada principalmente por Sphagnum (esfagno, grupo de musgos) e Hypnum, mas também de juncos, árvores, etc.
Sob condições geológicas adequadas, transformam-se em carvão, através de emanações de metano vindo das profundezas e da preservação em ambiente anóxico (ausência de oxigênio e presença de nitrato).
Por ser inflamável, é utilizada como combustível para aquecimento doméstico.
A turfa, como outros materiais, vem sendo estudada para a biorremediação (consiste na utilização de seres vivos ou seus componentes na recuperação de áreas contaminadas) por ser um material de baixo custo e boa disponibilidade.
Só em Sergipe, menor estado do Brasil, há uma grande reserva de turfeira, como também em outros países, como Canadá e Israel.
Em processos de remediação, utilizam o carvão ativado, visto que em comparação com a turfa é um material ainda caro relativamente para que seja usado nas indústrias que lançam seus efluentes em mananciais.
Base para cultivo de cogumelos |
Em todo o mundo, a turfa é utilizada para absorver e encapsular hidrocarbonetos, sendo um dos mais avançados produtos do mundo para prevenir e combater derramamentos de derivados de petróleo e similares com hidrocarbonetos.
Utiliza-se também misturada com casca de arroz queimada e outros ingredientes como substrato no cultivo de plantas.
Assim como no carvão, algumas turfas contêm traços do elemento químico mercúrio e por vezes cádmio e chumbo.
Também podem ser utilizadas como combustível sólido em Geradores de Vapor (caldeiras).
Editado por: Raiana Souza
Fonte: Wikipédia
Nenhum comentário:
Postar um comentário