SEJAM BEM-VINDOS!

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Carvão ativado

O carvão ativado é um material de carbono com uma porosidade (característica de uma rocha poder armazenar fluidos em seus espaços interiores, chamados poros) bastante desenvolvida.
O carvão ativado tem a capacidade de coletar seletivamente gases, líquidos ou impurezas no interior dos seus poros, apresentando, portanto um excelente poder de clarificação, desodorização e purificação de líquidos ou gases.
Este tipo de carvão é obtido a partir da queima controlada com baixo teor de oxigênio de certas madeiras, a uma temperatura de 800 °C a 1000 °C, tomando-se o cuidado de evitar que ocorra a queima total do material de forma a manter sua porosidade.
 













Os usos mais comuns do carvão ativado são :

- Tratamento de água : o carvão cumpri o papel de adsorvente . Ele retem os seus poros de certos tipos de impurezas como certas particulas que causam coloração, sabor ou odor indesejável na água.


Processador feito a partir de carvão ativado



- Tratamentos de efluentes : é usado para a clarificação, desodorização e purificação dos líquidos fluentes (esgotos) .

Filtros de carvão ativado







- Adsorção de gases: O carvão ativado é usado para filtrar gases tóxicos resultantes de processos industriais .

Filtro de carvão ativado: absorve gases, fuligens e odores


- Aplicações domésticas : Artefatos impregnados com carvão aсtivado são utilizados para evitar que geladeiras e congeladores emitam odores derivados dos alimentos ali estocados. Filtros à base dessa forma de carvão também são utilizados para purificação da água que chega às residências pelas torneiras, uma vez que seus poros retém qualquer traço de partículas e moléculas grandes que causem coloração, sabores ou odores estranho nessa água.

O carvão ativado é muito útil no tratamento de água 


- Aplicações médicas : O uso de carvão activado é considerado hoje um dos mais eficientes tratamentos em casos de intoxicações, sobretudo quando o socorro é tardio.O carvão ativado absorve a substância tóxica e diminui a quantidade disponível para absorção pelo sistema digestivo. Os seus efeitos colaterais são mínimos. As substâncias tóxicas absorvidas nos poros são eliminadas com o carvão através das fezes.

máscara descartável, com carvão ativado.


O potencial do carvão é limitado. Um filtro de carvão ativado deixa de ser eficiente se todos os poros de sua estrutura estiver preenchidos. A àrea de decadência comprometida faz com que as impurezas não fixem no carvão ao carvão , então é recomendável trocar o carvão antigo por um novo.



Editado por: Jaqueline Silva 
Fonte: Wikipédia e Brasil Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores