SEJAM BEM-VINDOS!

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Hulha

A hulha é um carvão mineral. Será denominada hulha quanto possuir 80% de carbono (abaixo de 80% ocorre o linhito e, acima, antracito). A hulha foi a mola propulsora da indústria do século XIX, durante a chamada revolução industrial, sendo substituída pelo petróleo no século XX. 



A hulha era o tipo de carvão mineral mais amplamente utilizado na produção de hidrocarbonetos aromáticos, que ocorria através de um processo denominado destilação seca.Tal processo consiste no aquecimento da hulha resultando em três frações de diferentes estados físicos:

Sólido: carvão coque;

Líquido: águas amoniacais e alcatrão de hulha;

Gasoso: gás (combustível) de iluminação: CH4, H2, CO entre outros.

Hulha na forma natural



 No Brasil, a hulha ocorre nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e sua produção é de cerca de 10 milhões de toneladas por ano (a produção não é o maior devido ao alto teor de cinzas e de enxofre que possui). 

É usada como combustível de usinas termelétricas e nos altos-fornos siderúrgicos, após aquecimento prévio para eliminar material orgânico (gases e alcatrão).

A hulha é o carvão com maior interesse econômico, arde facilmente e tem elevado poder calorífico.


. Hulha gorda

Designação das hulhas em que são abundantes os componentes voláteis (que se pode reduzir a gás ou a vapor). Ardem com chama alta e luminosa. Estas hulhas possuem entre 18 a 26% de matéria volátil. As argilas gordas produtoras de gás ardem com chama alta e fuliginosa.

. Hulha magra

Também denominadas argilas antracitosas, as hulhas magras ardem com chama baixa, pouco luminosa.



Editado por: Jaqueline Silva
Fonte: Wikipédia/Infopédia/Cepa-USP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores