SEJAM BEM-VINDOS!

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

O que é a tecnologia de carvão limpo?

O carvão é o mais sujo dos combustíveis fósseis. Quando queimado, produz emissões que contribuem para o aquecimento global, criam chuva ácida e poluem a água.


Uma usina de energia de carvão aceso em Conesville, Ohio




O carvão, contudo, não é um resíduo sujo da Revolução Industrial - ele gera metade da eletricidade dos Estados Unidos e provavelmente continuará fazendo isso enquanto for barato e abundante. A tecnologia de carvão limpo busca reduzir os desagradáveis efeitos ambientais usando múltiplas tecnologias para limpar o carvão e conter suas emissões.

O carvão é um combustível fóssil composto primariamente de carbonos e hidrocarbonetos. Seus ingredientes ajudam a fazer plásticos, alcatrão e fertilizantes. Um derivado de carvão - um carbono solidificado chamado coque - derrete minério de ferro e o reduz, criando o aço. Grande parte do carvão - 92% do suprimento dos Estados Unidos - é usada na produção de energia. As empresas elétricas e usinas de energia queimam o carvão para fazer com que o vapor que aciona as turbinas gerem eletricidade.

Quando o carvão queima, ele libera dióxido de carbono e outras emissões em gases combustíveis - as nuvens de fumaça que você vê saindo das chaminés. Algumas tecnologias de carvão limpo purificam o carvão antes de queimá-lo. Um tipo de preparação de carvão, a lavagem de carvão, remove os minerais indesejáveis misturando carvão triturado com um líquido, permitindo que as impurezas se separem e se depositem.

Outros sistemas controlam a queima de carvão para minimizar as emissões de dióxido de enxofre, óxido de nitrogênio e substâncias particuladas. Depuradores de gás molhados, ou sistemas de dessulfurização de gás combustível, removem o dióxido de enxofre, uma das maiores causas da chuva ácida, borrifando gás combustível com calcário e água. A mistura reage com o dióxido de enxofre formando uma gipsita sintética, um componente de divisórias de folhas de gesso com papel.

Queimadores de baixo-NOx (óxido de nitrogênio) reduzem a criação de óxidos de nitrogênio, uma causa do ozônio no nível do chão, restringindo o oxigênio e manipulando o processo de combustão. Os precipitadores eletrostáticos removem as substâncias particuladas que agravam a asma e causam doenças respiratórias carregando as partículas com um campo elétrico e depois capturando-as em placas.

A gaseificação evita a completa queima do carvão. Com os sistemas de Ciclo Combinado de 
Gaseificação Integrada (CCGI), o vapor e o ar quente pressurizado ou oxigênio misturam-se com o carvão em uma reação que força a separação das moléculas de carbono. Isso resulta em gás de síntese, uma mistura de monóxido de carbono e hidrogênio, que é então limpo e queimado em uma turbina de gás para fazer eletricidade. 

A energia de calor da turbina de gás também abastece a turbina de vapor. Como a usina elétrica CCGI criou duas formas de energia, elas têm potencial para conseguir um combustível 50% eficaz.

Editado por: Miriam Teixeira 
Fonte: HowStuffWorks/Uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores